Entrega do Prêmio CSul de Qualidade Urbana já tem data marcada

A cerimônia de entrega do Prêmio CSul de Qualidade Urbana, idealizado pela CSul Desenvolvimento Urbano, será realizada no dia 20 de novembro, a partir de 10h, no espaço CSul Lagoa, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima. A iniciativa, chancelada pela União Brasileira de Qualidade (UBQ) e em parceria com o Sebrae, tem como objetivos premiar ideias e práticas que incentivam um modo de vida mais sustentável nas cidades, com a adoção de conceitos de ocupação urbana e projetos que promovem o bem-estar coletivo e que criam espaços para a socialização e para a vida ao ar livre com segurança. A cerimônia de premiação também vai contar com diversas atrações culturais com destaque para a apresentação da Orquestra de Ouro Preto.

As práticas e projetos inscritos podem ser novos ou que estejam adaptando e melhorando soluções já existentes, desde que gerem valor para a comunidade. Na premiação serão reconhecidas nove projetos e práticas alinhadas com os 10 eixos temáticos pré-definidos pelo edital que são: Ocupação e Desenho Urbano; Qualidade Ambiental; Ecossistema e Biodiversidade; Mobilidade e Acessibilidade; Gestão de Energia; Gestão da Água; Materiais e Recursos; Gestão de Resíduos; Informação, Comunicação e Tecnologia e Governança e Desenvolvimento Local. As inscrições puderem ser feitas por Pessoa Física, Empresa Pública ou Privada e Organizações da Sociedade Civil (OSC).

De acordo com o Superintendente da CSul, Waldir Salvador, a proposta do Prêmio é transformar a região da Lagoa dos Ingleses a partir de valores que promovam o bem coletivo e a criação de novas oportunidades com soluções criativas. “Nossa intenção é valorizar ideias que apresentam conceitos de desenvolvimento sustentável para a região, beneficiando a comunidade e fomentando projetos que proporcionam qualidade de vida para a população. Estamos pensando o futuro da região e para isso é fundamental a adoção de práticas sustentáveis no presente”, afirma. As premissas do prêmio foram desenvolvidas a partir do Protocolo de Sustentabilidade da CSul e as ideias selecionadas podem ser desenvolvidas nas regiões da Lagoa dos Ingleses, Vale do Sol, Jardim Canadá, Água Limpa e terrenos compreendidos no Masterplan do projeto, que ocupa uma área de mais de 27 milhões de m².

Premiação

A Csul vai investir nas ações vencedoras do prêmio que forem desenvolvidas pelas OSC’s com aportes de 2, 3 ou 5 mil reais, usando como critério o valor da iniciativa determinado no ato da inscrição. Além disso, os demais vencedores receberão o Troféu Qualidade Urbana e terão a prática ou projeto divulgado nos mais diversos meios de comunicação.