Câncer de próstata: é necessário tocar no assunto

Com a chegada do penúltimo mês do ano se inicia a campanha Novembro azul campanha mundial realizada anualmente e voltada para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo, e no Brasil, recebe o apoio de centenas de entidades, que realizam ações para informar a população sobre o assunto. A COM VOCÊ COMUNICAÇÃO também acredita nessa causa e aposta na importância de conscientizar o máximo de pessoas sobre gravidade da doença.

O câncer de próstata atinge somente os homens, e é ainda mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que ainda apontou o diagnóstico de 69 mil novos casos da doença nos brasileiros, só em 2014, matando cerca de 13 mil. Nesse sentido, a detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que, nessa fase, as chances de cura chegam a 95%. Além disso, o câncer de próstata demora a manifestar, por isso, exige exames preventivos regularmente que devem ser realizados anualmente para homens acima dos 50 anos, e, aqueles que possuem casos na família, devem ficar ainda mais atentos e procurar o urologista já aos 45 anos.

A forma mais eficiente de se diagnosticar as primeiras alterações da glândula ainda é o exame de toque retal, mas, apesar do teste ser rápido e simples, ainda é um tabu para muitos brasileiros, que deixam de visitar o médico por vergonha ou simplesmente por preconceito. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha em 2012 revelou que apenas 32% dos homens declararam já ter feito o exame, o que reforça a importância de incentivar os homens a quebrarem paradigmas e entenderem que a melhor forma de se manter a saúde é a prevenção.