Lançamento do Festival Internacional Parque da Gastronomia

O tradicional projeto Gastronomia na Praça, 1º evento gastronômico temático da capital, após 6 edições bem-sucedidas, incluindo uma em Nova York e outra em Portugal, será convertido em uma nova plataforma baseada na economia criativa, que passará a integrar o calendário regional e nacional, com foco na promoção e realização de novos negócios que irão fomentar todos os segmentos do setor. O evento, que a partir de agora passa a se chamar Festival Internacional Parque da Gastronomia”, será lançado no próximo dia 14 de dezembro, na Casa da Gastronomia Mineira – Mineiraria. Serão apresentados para parceiros, colaboradores e imprensa o projeto de uma verdadeira “cidade gastronômica” que será montada em 2018, no Parque de Exposições Bolívar Andrade, no bairro Gameleira em Belo Horizonte, onde será construída uma “mega estrutura” com 16 pavilhões temáticos, duas grandes alamedas gourmet, um centro de negócios e diversas outras atividades em outras edificações que estarão reunidas em um espaço físico de 240 mil m². O público estimado é de 120 mil visitantes durante a realização dos cinco dias de evento.

De acordo com Christiano Rocco, idealizador do evento, a ideia é promover uma completa imersão em toda cadeia gastronômica percorrendo o universo da baixa até a alta gastronomia, incluindo todos os segmentos da cadeia produtiva e mobilizando os setores do agronegócio e do turismo, além de manter o seu viés cultural com grandes shows musicais. “O festival vai fomentar oportunidades de negócios da ordem de R$ 10 milhões para milhares de empreendedores, além de realizar uma grande ação social e ambiental por meio da coleta seletiva de resíduos líquidos e sólidos e a doação de brinquedos e alimentos não perecíveis que serão trocados pelos ingressos e passaportes que darão acesso ao parque”, afirma. A previsão dos organizadores é realizar o festival em mais 4 capitais a partir de 2019.

Concurso Cultural “Você é o Chef na Praça”

O evento realizará novamente um edital público para oferecer oportunidades a pequenos produtores e microempresários do setor. Além disso, todas as atrações já consagradas do Gastronomia na Praça como o Concurso Cultural “Você é o Chef na Praça”, voltado para alunos de gastronomia e cozinheiros amadores, com inscrições gratuitas e distribuição de mais de 100 mil reais em prêmios, incluindo bolsas de estudo e estágio internacional com todas as despesas pagas. Também haverá “Oficina Chef Mirim”, Espaço Pic Nic, Cozinha Escola, Workshops, Cook Shows e Tasting Room de Cervejas especiais.

Novas atrações de olho na nova geração

Diversas novidades serão inseridas e prometem fazer muito sucesso como a inclusão de uma “cozinha cenográfica” na entrada do Parque, a realização de uma grande “Churrascada”, a inserção do projeto “Queima do Alho”, a elaboração e divulgação digital de um livro com as receitas do evento com a divulgação de novas tendências da gastronomia mundial. Haverá também a montagem de uma “Mini Fazendinha” e um Parque de Diversões completo incluindo roda gigante e tirolesas para o público infanto-juvenil e o centro de convenções do Parque será utilizado pra encontros empresariais e rodadas de negócios.

O “Festival Internacional Parque da Gastronomia” chega para se tornar um dos maiores eventos do segmento no país e uma das maiores vitrines do agronegócio e da gastronomia mineira e brasileira para todo o mundo.