Dia Internacional da Fotografia tem programação especial em BH

A fotografia é uma das invenções que mais revolucionaram a história da humanidade a partir de meados do século XIX. A data de escolhida para celebrar o Dia Internacional da Fotografia é 19 de agosto, sendo uma homenagem a invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. O aparelho foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, em 1837, após estudos de Joseph Niépce, que havia criado a héliographieanos antes.

Para celebrar a data, o coletivo mineiro NITRO e do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG) realizam o Circuito Fotografia e Patrimônio, que acontece até esse sábado, 19 de agosto, a partir de 9h, com a Caminhada Fotográfica – “Olhares do Patrimônio”. O passeio terá início na Praça da Liberdade e será guiado pelo Grupo FOTOaPÉ, que tem o objetivo de levar as pessoas a vivenciarem um novo olhar para o patrimônio cultural da cidade e difundir a fotografia, possibilitando a troca de experiências e olhares entre os participantes da caminhada.

Ao longo do dia, a Praça da Liberdade recebe também a Feira de publicações “Faísca – Mercado Gráfico”, a partir de 11h. Além disso, acontece o Duelo de Rimagem e Projeções Noturnas, a partir de 19h.

Confira a programação completa em: http://fotografiaepatrimonio.com.br/