COM VOCÊ tem expertise em gestão de crise com cases de sucesso

Qualquer repercussão negativa na mídia como denúncias ou acidentes podem afetar a imagem de um negócio ou de um profissional. Por isso, durante uma situação de crise, poder contar com uma boa equipe de assessoria de imprensa faz toda a diferença para o fortalecimento de uma marca no mercado. A COM VOCÊ Comunicação tem muita expertise em gestão de crises e, recentemente, atuou e conseguiu minimizar os impactos negativos de matérias originadas pela Operação “Carne Fria” que foram veiculadas e impactaram a Plena Alimentos, um dos maiores frigoríficos de Minas. O desafio da COM VOCÊ foi esclarecer os fatos para a imprensa e atender às demandas e preparar a defesa diante da acusação improcedente sobre aquisição de gados criados em áreas de preservação ambiental. Além de monitorar as notícias que repercutiam negativamente e enviar o clipping.

A companhia havia sido notificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) durante a operação na planta do frigorífico em Paraíso do Tocantins, em Tocantins. Para o gerenciamento dessa situação de crise, a COM VOCÊ elaborou um plano de ação que incluía orientação de porta-voz em Tocantins e Belo Horizonte; elaboração de uma notas, comunicados e defesas diversas junto à imprensa, contato com veículos locais que haviam divulgado, envio de comunicados para entidade do setor e clipping em tempo real dos veículos e das redes sociais.

O trabalho foi desenvolvido com sucesso e os impactos foram minimizados com uma ação rápida e eficiente. Entre em contato e descubra como podemos ajudar sua empresa para prevenção e gestão de crises.

A COM VOCÊ selecionou algumas dicas para você se preparar para as contingências.

Agir preventivamente

Identifique junto com a assessoria de comunicação ou de imprensa as potenciais crises que possam afetar sua empresa, como acidentes, insatisfações do consumidor, conflitos com a comunidade, impacto no meio ambiente, entre outros. A partir desse mapeamento, simule e desenvolva textos padrões para o caso de crises previstas, de acordo com os principais incidentes que possam vir a ocorrer. Logo após essa etapa, elabore uma lista com os porta-vozes da empresa e treine-os para que estejam preparados para enfrentar essas situações.

Durante a crise

Estabeleça quais os profissionais vão fazer parte do comitê de comunicação de crise e alinhe com o corpo jurídico e técnico as informações sobre o incidente. Além disso, faça uma avaliação junto à assessoria de comunicação de todo o caso antes de se pronunciar e entender corretamente o assunto para que não ocorram erros na comunicação.

Após essa etapa é preciso avaliar pontualmente quais as ações e ferramentas de comunicação vão ser destinadas a cada um dos stakeholders (colaboradores, investidores, acionistas, fornecedores e comunidade em geral), uma vez que a comunicação de crise não se restringe apenas a mídia.

Monitoramento

 Faça a clippagem de todo o material que for publicado na mídia impressa, TV, rádio, blogs e portais, e fique atento a todos os veículos de comunicação – inclusive aos menores, para saber o impacto que o problema está causando a imagem da sua empresa. Informe a assessoria de imprensa quais os veículos fizeram contato direto na empresa para encaminhar comunicado para eles e, se necessário convoque uma coletiva.

A COM VOCÊ também possui o serviço de monitoramento de notícias da mídia impressa e online de todo o Brasil, sites de notícias, de modo a facilitar a tomada de decisão.

Todas as empresas estão sujeitas a uma situação de crise por mais sólidas e modernas que sejam. Saber conduzir esse processo constitui o êxito ou fracasso no gerenciamento de uma crise, por isso, nada melhor para prevenir os impactos negativos de uma notícia com uma assessoria de comunicação com expertise nesse tipo de serviço. Informações: (31) 3546 4900.