Quatro prefeituras são agraciadas com Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

Iniciativas inovadoras dos municípios de Andradas, Ouro Branco, Camanducaia e Pedra de Maria da Cruz foram premiadas nesta quarta-feira (10), no 34º Congresso Mineiro de Municípios

Realizada pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), a premiação tem como principal objetivo impulsionar a eficiência na gestão pública por meio de novas experiências que possam conduzir à modernização. Segundo o presidente da AMM, Antônio Carlos Andrada, neste momento de crise e dificuldades financeiras para os gestores municipais, o prêmio ganha dois sentidos. “A primeira é a promoção de uma administração eficaz e correta. A segunda é estimular a criatividade e novas soluções das administrações devido a falta de dinheiro. Desta forma, todos os projetos podem ser disseminados para outras cidades”, afirmou.

Conheça os vencedores

A cidade de Andradas venceu em duas categorias do prêmio, sendo nos eixos Educação e Saúde, sendo os projetos vencedores, respectivos as categorias, o programa “Sabor das Cores”, com atividades de culinária e nutrição para a formação de hábitos saudáveis, e o segundo programa de redução de violências com a notificação compulsória de saúde aos órgãos competentes. O prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes, recebeu os prêmios e disse que as iniciativas mostram a criatividade e soluções do município. “São idéias que não demandam de recursos, mas sim de gestão das ferramentas já existentes, proporcionando grande economia de verbas públicas”, afirmou. Na categoria Educação as cidades de Santa Bárbara e Uberaba receberam a menção honrosa. Já no Eixo Saúde, os municípios mencionados foram Baldim e Bom Despacho.

Na categoria Ambiental / Economia, o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, recebeu o troféu de vencedor, com o programa de modernização da gestão de resíduos sólidos. Ele disse que por meio da reciclagem, a quantidade de lixo enviada para o aterro sanitário licenciado da região caiu, proporcionando economia aos cofres públicos e também o aumento de renda para catadores de lixo. “Diversos prefeitos de outras cidades já nos procuraram para conhecer nosso projeto e tentar iniciativas semelhantes. O prêmio ajuda na disseminação de bons programas que ainda podem ser aprimorados”, disse. Andradas e São Thomé das Letras foram as cidades com menção honrosa, nesta categoria.

No eixo Administrativo, a campeã foi a cidade de Camanducaia, que realizou um projeto de certames voltados apenas para a economia local. Receberam menção honrosa Pedras Maria da Cruz e Bom Despacho. Já o programa vencedor na categoria Social foi Pedra de Maria da Cruz, com desenvolvimento do projeto de uma escolinha de futebol contra a evasão escolar e inclusão social. Receberam a menção honrosa neste eixo Santa Bárbara e Andradas.