Como prevenir e tratar a Dengue, Zika e Chikungunya

Nesta época do ano é preciso redobrar os cuidados com três doenças que circulam no Brasil, a dengue, a zika e a chikungunya, que são transmitidas pelo mesmo vetor: o mosquito aedes aegypti. No verão, quando ocorrem muitas chuvas, há um maior risco de acumular água e estes reservatórios podem se tornar criadouros para os mosquitos. A melhor forma de prevenir estas doenças é a eliminação do vetor já que não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação. Por isso, é fundamental eliminar os criadouros do aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada. O cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos. Eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água como caixas d´agua e piscina, são fundamentais para este controle.

Outra solução eficiente contra a dengue é a utilização dos remédios homeopáticos. O tratamento tem sua eficácia comprovada e o Brasil, que é pioneiro nesse campo, já chegou a exportar esse modelo de tratamento para outros países, como Cuba, com grande sucesso. As vantagens da utilização da homeopatia são inúmeras. “A pessoa torna-se imune a doença na fase aguda e também evita que a torne crônica, o que possibilitaria a reincidência que é cada vez mais grave, culminando na manifestação da dengue hemorrágica. O custo do remédio homeopático para dengue é muito baixo sendo, portanto, acessível a toda a população e, não há contraindicações”, explica a terapeuta homeopata e professora do Curso de Extensão de Homeopatia do Instituto Hahnemann, Eliete Fagundes.

De acordo com a professora, além de preventiva, o tratamento com a homeopatia ameniza os sintomas da doença nas primeiras horas e em poucos dias os remove por completo. O tratamento pode ser aplicado até mesmo em quadros mais avançados da dengue e a ação é imediata. “O remédio não pode ser tomado indefinidamente e o tratamento deve ser feito durante dez dias e após, suspender. Em muitos casos, a melhora quase que total se dará de três a cinco dias”, reforça.

Sábado da Faxina

Para chamar a atenção sobre a importância da limpeza para eliminação dos focos do aedes aegypty, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Sábado da Faxina – Não dê folga para o mosquito da dengue”. A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do aedes.

Todas essas doenças têm as mesmas características sintomáticas: febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos. Se você apresentar estes sintomas, deve procurar o médico imediatamente.