Projeto Escola ATIVA leva educação ambiental para todo o Brasil

O projeto Escola ATIVA, do Instituto ATIVA Brasil, movimentou a escola municipal Professor Maurílio José do Espírito Santo, entre os dias 12 e 14 de maio. Cerca de 140 alunos e dez funcionários participaram das atividades de educação ambiental realizadas durante o evento.

Localizada na cidade de Alagoinhas, na Bahia, a escola recebeu de forma hospitaleira os facilitadores do projeto. A coordenadora e educadora do Escola ATIVA, Danielle Terra, agradeceu a acolhida. “A simplicidade e hospitalidade baiana são muito parecidas com a forma de receber dos mineiros. Isso faz com que nosso projeto seja bem absorvido. Entre ‘uai’, ‘ôxe’, ‘ocês’ e tapiocas, todos da escola nos receberam com muito entusiasmo”, disse.

Danielle conta que a escola está localizada em um bairro de baixa renda, carente de serviços e infraestrutura. “Contudo, o que vimos nas crianças foi uma grande vontade de transformar suas vidas de alguma forma”, lembra. Diante de um público cheio de expectativa, a equipe do Escola Ativa apresentou o projeto e conheceu cada criança durante as atividades de socialização. Também conheceram a estrutura da pequena escola, que conta com um espaço verde, onde se cultiva flores, árvores frutíferas e plantas medicinais.

Durante o projeto, a equipe do Escola Ativa conversou com as crianças sobre a preservação da água. Por meio de dinâmicas, discutiu-se, entre outros assuntos, a situação das águas de Alagoinhas. A cidade tem lagoas muito importantes, que hoje estão totalmente poluídas – e algumas já desapareceram em função da falta de preservação. Um dos pontos altos do projeto foi a discussão sobre o “olhar observador”, um incentivo para que as crianças fiquem atentas e sejam protetoras dos recursos naturais de sua cidade. “Tivemos uma grande troca de informações, experiências e carinho”, afirma Danielle.