Livro sobre Diversidade na animação brasileira, lançado no último mês, é destaque no mercado editorial

A produção brasileira em cinema de animação vem crescendo e, apesar de ainda existir um longo caminho a ser percorrido, a produção anda se destacando. Vários produtos vêm ganhando atenção e atraído olhares externos para a nossa produção, que acaba sendo lembrada em importantes festivais como Berlim e Annecy, ao ponto de ser homenageado pelo último em 2018.

Com textos de Erika Savernini e Laryssa Prado (MG), Eliane Gordeeff  (RJ/Portugal), Maurício Gino (MG), Fernando Ferreira Garróz (SP), Fábio Belotte (MG) e Marcos Buccini (PE), o livro “Diversidade na Animação Brasileira”, lançado pela editora MMarte no último dia 9 de fevereiro, traz uma análise de diversos aspectos da animação nacional e suas especificidades.

“Diversidade na Animação Brasileira” traz ainda entrevistas com oito expoentes do gênero no cenário independente: Lisandro Santos (RS), Fábio Yamaji (SP), Wesley Rodrigues (GO/Argentina), Andrés Lieban (RJ), Marta Machado (SC/SP), Rosária Moreia (ES), Carlos Eduardo Nogueira (SP) e Rubens Francisco Luchetti (SP).

Sávio Leite, organizador do livro reforça: “A intenção da publicação foi mapear no Brasil o que de mais significativo se produziu em termos de cinema de animação com a preocupação de abranger todo o território nacional e lançar uma luz para vários realizadores brasileiros. A animação brasileira vive uma boa fase com a produção de longas metragens premiados em importantes festivais internacionais como ‘O menino e o mundo’, de Alê Abreu e o ‘Uma história de Amor e Fúria’ de Luiz Bolognesi”.

O livro foi lançado em fevereiro pela editora MMarte e já se encontra disponível nas livrarias.