Secretário de Nova Lima concede entrevista ao programa Chamada Geral, da rádio Itatiaia

O secretário municipal de Planejamento e Gestão de Nova Lima, André Rocha, participou, nesta terça-feira, dia 22 de maio, do programa Chamada Geral, da rádio Itatiaia, apresentado pelo jornalista Eduardo Costa. Na oportunidade, Rocha destacou os projetos previstos para a melhoria do trânsito na região entre o BH Shopping e o pontilhão localizado na entrada de Nova Lima. As ações visam garantir segurança e fluidez ao trânsito num trecho de grande tráfego da MG-030. Entre as propostas, está a municipalização de 4 quilômetros da rodovia que hoje está sob jurisdição do Governo do Estado.  A municipalização faz-se necessária para que a Prefeitura de Nova Lima possa promover obras essenciais como a instalação de semáforos na rodovia, mudanças no sentido de algumas interseções, modernização da iluminação no local e sinalização – o que seria impossibilitado com o Estado sendo detentor desse trecho.

O secretário explicou que a Prefeitura já conta com um projeto executivo de engenharia de tráfego com o objetivo de trazer modernidade e amenizar os gargalos do trânsito na região.

Segundo ele, outras propostas serão implantadas com a conclusão do Plano de Mobilidade Urbana que está em fase final de elaboração e que ordenará as ações a médio e longo prazo, com foco no trânsito, acessibilidade e integração dos diferentes modos de transporte.

Intervenções iniciais

Com a possível municipalização do trecho da MG-030, a Prefeitura realizará intervenções na interseção da trincheira das Seis Pistas com a MG-030, a Alameda Oscar Niemeyer e a Rua Ministro Orozimbo Nonato. Na interseção com a Rua Ministro Orozimbo Nonato será implantado um projeto moderno de sinalização semafórica. A proposta é que motoristas que descem a rua com destino à Belo Horizonte ou à Alameda Oscar Niemeyer não atravessem a trincheira e tenham mais facilidade no trânsito. Para realizar as intervenções, o Governo Municipal se reuniu e conta com o apoio da Associação dos Empreendedores do Vila da Serra, Vale do Sereno e entorno, propondo a gestão compartilhada. As modificações trarão mais organização, qualidade, fluidez, segurança e agilidade no trânsito local.