Parque da Gastronomia firma importantes parcerias para realização de negócios com o mercado internacional

Participação do Corpo Consular no Estado de Minas Gerais vai ajudar a ampliar negócios externos; FAEMG, que representa o maior setor da cadeia produtiva da gastronomia mineira, também se associa ao evento; cerimônia de oficialização será realizada na próxima segunda-feira, dia 21 de maio, com a presença dos presidentes da FAEMG e do Corpo Consultar, além de autoridades municipais e estaduais; expectativa é fomentar negócios da ordem de R$ 100 milhões

O Parque da Gastronomia – Feira & Fórum Internacional de Negócios acaba de confirmar a participação do Corpo Consular no Estado de Minas Gerais e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) no evento que acontecerá esse ano em Belo Horizonte (MG). Essas entidades irão contribuir para potencializar negócios que envolvem toda a cadeia produtiva gastronômica brasileira junto ao mercado internacional. Na próxima segunda-feira, dia 21 de maio, às 9h, essas importantes adesões serão oficializadas no auditório da FAEMG (Avenida Carandaí, 1115, bairro Funcionários), com a presença do presidente do Corpo Consultar no Estado de Minas Gerais, Manoel Guimarães, e do presidente da FAEMG, Roberto Simões, além de autoridades representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo do Estado, empresários dos setores envolvidos e os representantes de todas as demais autarquias e entidades de classe que já são parceiras do projeto, entre as quais, Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL). Os idealizadores do Parque, Almir Martins, William Lionel, Christiano Rocco e Edgar Bessa, esperam fomentar oportunidades de negócios da ordem de R$ 100 milhões por meio da abertura de novos mercados internacionais.

Para Christiano Rocco, um dos idealizadores do evento, essas parcerias, inéditas no Brasil, possibilitarão maior aproximação de vários países com o Brasil, ampliação e abertura de novas oportunidades de negócios no exterior. “A união com essas duas importantes instituições será uma importante ferramenta para aproximar os mercados interno e externo, colocando toda a cadeia produtiva da gastronomia brasileira, incluindo os setores do agronegócio, indústria e comércio de alimentos e bebidas, em uma vitrine mundial”, explicou.

Rocco afirma ainda que o apoio da FAEMG, maior autarquia do agronegócio no estado demonstra a força do Parque da Gastronomia como empreendimento de fomento aos setores envolvidos. Da mesma forma, a participação do Corpo Consular no Estado de Minas Gerais, será essencial para a abertura de novos mercados e conexões empresariais. “São duas adesões essenciais para que o evento se consolide como uma grande ferramenta de desenvolvimento econômico para o Brasil. Isso ratifica nosso posicionamento de que o Parque da Gastronomia chega para se tornar o maior evento do segmento no país”, destacou. Durante a cerimônia, os idealizadores do Parque da Gastronomia irão trazer novidades sobre o andamento do projeto, assim como as conquistas e os avanços que aconteceram desde o lançamento do evento, realizado em dezembro do ano passado.

 

Feira e Fórum Internacional de Negócios

Os duas novas entidades somam-se a outras 20 entidades e empresas associadas que estarão presentes na Feira & Fórum Internacional de Negócios Parque da Gastronomia, que acontecerá no Parque de Exposições Bolivar Andrade (Gameleira), em Belo Horizonte (MG). O evento vai promover uma completa imersão em toda cadeia gastronômica, ativando conexões empresariais internacionais e parcerias entre indústrias, pequenas, médias e grandes empresas, além de comerciantes, agricultores e empreendedores de diversos setores que estarão juntos em contato direto com um público de 120 mil consumidores.

Corpo Consultar de Minas Gerais

Hoje, 36 países compõem o Corpo Consultar de Minas Gerais, são eles: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chile, Coréia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã Bretanha, Guatemala, Holanda, Hondura, Hungria, Índia, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, Marrocos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Síria, Suécia, Suíça, Trinidad e Tobago, Turquia e Uruguai.

FAEMG

O Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) representa os produtores rurais de todo o estado. A entidade une forças para defender os interesses políticos, econômicos e sociais da categoria, que possui 385 sindicatos, e também desenvolve ações juntamente com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para capacitar produtores através de cursos de FPR (Formação Profissional Rural) e PS (Promoção Social). Através do SENAR, mais de 200 mil pessoas são atendidas anualmente em todas as regiões do estado.

Segundo a entidade, mais de 400 mil pequenos, médios e grandes produtores mineiros são beneficiados pelas ações institucionais do SISTEMA FAEMG, parte integrante do Sistema Patronal Rural, que tem como entidade líder a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).