Nova Lima mobiliza população para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes

Duas caminhadas estão previstas, no Centro e no Jardim Canadá, no dia 18 de maio,  quando será celebrado o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; rede de proteção instalada no município realiza trabalho preventivo e faz o atendimento às vítimas

 Na próxima sexta-feira, dia 18 de maio, será celebrado o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a Prefeitura de Nova Lima, o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizarão duas caminhadas para sensibilizar e conscientizar a população sobre a necessidade de enfrentamento à violência sexual, em vista dos casos ainda registrados contra crianças e jovens no Brasil. A primeira passeata sairá, às 9h, da Rua Chalmers, 91, no Centro, e terminará na Praça Bernardino de Lima. Na parte da tarde, a segunda caminhada percorrerá ruas do bairro Jardim Canadá, a partir das 13h30, com saída da Avenida Montreal, próximo à esquina da Avenida Toronto. O ponto de chegada será o Conselho Tutelar de Nova Lima (Rua Rainha Elizabeth, 260, Jardim Canadá), onde haverá apresentação artística de alunos de escolas municipais e estaduais da região Noroeste. São esperadas cerca de 500 pessoas nas duas ações, público aproximado registrado nas caminhadas do ano passado.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Diego Garzon, enfatiza que a iniciativa, além de mobilizar a sociedade, tem como propósito ampliar a divulgação da rede de proteção existente em Nova Lima. “Nossa intenção é convocar a sociedade para fortalecer a prevenção e o combate à violência sexual contra as crianças e jovens, de forma a romper esse ciclo e ampliar a conscientização. A iniciativa visa também dar mais acesso à população aos equipamentos disponíveis no município que podem oferecer o suporte essencial em casos como esse”, destacou. Garzon explica que, pelos casos registrados, nenhuma família está livre de vivenciar essa situação de violência e, por isso, deve estar atenta. “A violência sexual acontece diariamente e os abusadores podem ser desconhecidos ou não. Geralmente são pessoas muito próximas das crianças e dos adolescentes, que elas conhecem e em quem confiam”.

A rede de proteção em Nova Lima auxilia na prevenção de casos e também no atendimento a vítimas. As equipes dos centros de referência de Assistência Social (Cras) realizam trabalho preventivo por meio dos serviços de Proteção e Atenção Integral à Família (Paif) e o de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As famílias são orientadas quanto ao papel de cada indivíduo que compõe o núcleo familiar, de forma a evitar qualquer tipo de violação de direitos das crianças e dos adolescentes. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) faz o atendimento das vítimas e dos familiares encaminhados pelos conselhos tutelares, pela rede socioassistencial e pelo sistema de garantia de direitos. Profissionais acompanham as famílias e realizam trabalho para promover a superação da violência.

Em caso de suspeita ou confirmação de violência sexual contra crianças e adolescentes, denúncias devem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos, pelo telefone 100, pelo e-mail disquedireitoshumanos@sdh.gov.br ou nos conselhos tutelares do município (confira os endereços abaixo).

18 de maio

Em 1973, uma menina, de 8 anos, foi violentada sexualmente e morta em Vitória, no Espírito Santo. Na época, houve comoção em todo o país, devido à crueldade dos assassinos. Para marcar a data, foi sancionada pela Lei Federal n° 9.970/2000 e instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A população tem uma rede de proteção disponível em Nova Lima, confira:

DENÚNCIAS

Conselho Tutelar – Unidade Centro
Endereço: Avenida Rio Branco, 106, Centro

Tel.: (31) 3581-8504

Email: conselhotutelarnlsede@gmail.com

Conselho Tutelar – Unidade Noroeste

Endereço: Rua Rainha Elizabeth, 260, Jardim Canadá

Tel.: (31) 3542-6012

Email: conselhotutelarnoroeste@gmail.com

ESPAÇO DE DISCUSSÃO E PROPOSTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

Endereço: Rua Chalmers, nº 91 4º andar, Centro

E-mail: cmdcanl@yahoo.com.br

Tel: (31) 3547-8499

Informações: O CMDCA é um órgão deliberativo e controlador da política de atendimento, constituído por membros da sociedade civil e do Governo Municipal. Ele é responsável pela elaboração das diretrizes da política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente em âmbito municipal, bem como pelo acompanhamento, controle social e avaliação dos programas e ações desenvolvidas voltadas à criança e ao adolescente. As reuniões são públicas e ocorrem na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Chalmers, nº 91, 2º andar, Centro), a partir das 9h, em toda segunda terça-feira do mês.

PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cruzeiro

Endereço: Rua Dr.Eduardo Aymorés Jones, 320, Cascalho

E-mail: cras.cruzeiro@pnl.mg.gov.br

Tel.: (31)3542-5684

Horário de funcionamento: 8h às 17h

Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nordeste

Endereço: Rua Cardoso, 56, Honório Bicalho Nova Lima

E-mail: cras.nordeste@pnl.mg.gov.br

Tel.: (31)3542-3020

Horário de funcionamento: 8h às 17h

Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Noroeste

Endereço: Rua Heston, nº 50, Jardim Canadá - Nova Lima

E-mail: cras.noroeste@pnl.mg.gov.br

Tel.: (31)3581-3067

Horário de funcionamento: 8h às 17h

Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro

Endereço: Rua Domingos Rodrigues, nº 199, Centro – Nova Lima

E-mail: cras.centro@pnl.mg.gov.br

Tel.: (31) 3547-4790

Horário de funcionamento: 8h às 17h

ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

Endereço: Rua Dr. Cássio Magnani, nº 525, Retiro (Bicame)

E-mail: creas.semds@pnl.mg.gov.br

Tel.: (31)3541-4383