Cervejas artesanais produzidas em Nova Lima (MG) terão selo de qualidade

As cervejas artesanais produzidas em Nova Lima (MG) agora poderão contar com um selo de qualidade. A identidade do Selo do Polo da Cerveja Artesanal foi escolhida por meio de concurso realizado pela Prefeitura Municipal, entre os meses de julho e setembro deste ano. O trabalho selecionado foi o do designer nova-limense Vittorio Othero Torchetti. A comissão julgadora, formada por representantes das Secretarias de Turismo e de Comunicação do município, do Conselho de Patrimônio e de uma cervejaria, analisaram 15 trabalhos, levando em consideração critérios como identidade histórica e referência com a cidade e as cervejas produzidas na região.

Cerveja com selo de qualidade

Segundo a gestora do Departamento de Turismo de Nova Lima, Fabiana Giorgini, com a identidade visual definida, agora serão colocadas em prática as ações para a implementação do selo de qualidade. “Para ganhar o selo, em primeiro lugar a cervejaria tem que estar cadastrada no Ministério da Agricultura. Depois, uma empresa especializada realizará testes microbiológicos e sensoriais nas cervejas. Cada cervejaria tem que ter pelo menos 60% de seus rótulos alcançando uma escala mínima de 7 pontos para receber a certificação”, explica.

Ainda de acordo com a gestora, o selo de qualidade ajudará o município a se credenciar ainda mais como um polo cervejeiro de referência, não apenas no estado, mas em todo o país. “Atualmente temos 13 microcervejarias e 11 Home Brews (cervejeiros caseiros) instalados em Nova Lima,  produzido um volume de 390 mil litros por mês da bebida, além de colecionarem prêmios nacionais e internacionais pela inovação de suas receitas”, afirma.

Fabiana Giorgini ressalta que a tradição cervejeira em Nova Lima é antiga, data do século XIX, com a chegada do italiano Fioravante Eugênio Armani. “Para satisfazer o gosto dos ingleses que vieram para a cidade trabalhar com a exploração do ouro, Armani criou a Gabels, a primeira cerveja puro-malte mineira. Ela era conhecida como cerveja-barbante pois, naquele tempo, não se utilizavam tampinhas para fechar as garrafas, e sim, rolhas que precisavam ser amarradas com barbante e a ajuda de um garfo (Gabel em alemão)”, relata.

Circuito Cervejeiro

Como parte das ações para a consolidação do município como polo cervejeiro, a Prefeitura de Nova Lima criou o “Circuito Cervejeiro”, um mapa para visitação às 13 microcervejarias instaladas na cidade. Os turistas que visitarem o roteiro ganharão o “Passaporte Cervejeiro”, onde poderá colecionar os carimbos recebidos em cada local visitado.

Segundo Fabiana Giorgini, o lema do Circuito Cervejeiro é: “Quem veio atrás de ouro, vai encontrarhoje o dourado das nossas cervejas, a alegria da nossa gente e o verde das nossas matas em perfeita harmonia”.

Conheça as cervejarias do Circuito:

CERVEJARIA BRUCKE

Alameda Terra, 599 –Ville de Montagne

CERVEJARIA CAPA PRETA

Rua Projetada, 185 – Jardim Canadá

CERVEJARIA CLAN

Alameda Universo, 1425 – Ville de Montagne

CERVEJARIA KOALA SAN BREW

Rua Niágara, 339 – Jardim Canadá

CERVEJARIA KRUG BIER

Rua Alaska, 115 – Jardim Canadá

CERVEJARIA KüD

Rua Kenton, 36 – Jardim Canadá

CERVEJARIA LAUTBEER

Rua Kelsey, nº 96 – Jardim Canadá

CERVEJARIA MENK

Rua Massey, nº 108 – Jardim Canadá

CERVEJARIA NORKA

Av. Victoria, nº 137 – Jardim Canadá

CERVEJARIA SÃO SEBASTIÃO           

Rua Cinco de Dezembro, 41-a, São Sebastião das Águas Claras

CERVEJARIA SÁTIRA

Rua Kennedy, 48 – Jardim Canadá

CERVEJARIA VERACE

Av. Canadá, 212 – Jardim Canadá

CERVEJARIA VINIL

Rua Kenon, 168 – Jardim Canadá