Autoridades estarão presentes na Posse da nova diretoria da AMM no Congresso de Municípios Mineiros

 Último dia do evento será marcado pela mudança da gestão da Associação Mineira de Municípios, que será presidida pelo prefeito de Moema, Julvan Lacerda e pela presença do Governador do Estado, Fernando Pimentel, o vice-governador, Antônio Andrade e o Senador Aécio Neves; programação do último dia do congresso conta com 21 palestras, sendo uma conferência magna com o sociólogo, cientista político e analista político, Sergio Abranches

O terceiro e último dia (11) do 34º Congresso Mineiro de Município, no Expominas, em Belo Horizonte, terá como grande fechamento a posse da diretoria eleita da Associação Mineira de Municípios (AMM), que contará com as presenças confirmadas do Governador do Estado, Fernando Pimentel, do vice-governador, Antônio Andrade e do Senador Aécio Neves. Além da posse da gestão 2017/2019, o evento ainda conta com 21 palestras, seminários, capacitações e oficinas sobre variados temas. Com o tema “Cidades criativas e soluções”, o congresso busca promover o debate dos desafios da gestão municipal, qualificar gestores e servidores públicos, apontar problemas vivenciados pela administração pública e discutir soluções viáveis para a melhoria da qualidade dos serviços públicos oferecidos à sociedade. De acordo com o atual presidente da AMM, Antônio Carlos Andrada, na gestão municipal é imprescindível inovar, mudar velhos conceitos e práticas para garantir a melhoria do serviço público. “O congresso vai ajudar as prefeituras a inovar na busca de soluções de problemas, como a falta de receita e administrações ineficazes”, afirma.

A posse da nova diretoria ocorre às 17h30, quando o prefeito de Moema, Julvan Lacerda assume o cargo de novo presidente da AMM, que já definiu 15 principais metas para a gestão, como, por exemplo, a revisão de leis para o aumento da arrecadação e de repasse para as prefeituras. Também compõem a nova diretoria como vice-presidentes Wander Borges (PSB/Sabará), Dr. Marcos Vinícius (PSDB/Coronel Fabriciano) e Rui Ramos (PP/Pirajuba), além dos secretários Maria Aparecida Magalhães (PMDB/Manhuaçu) e José Cordeiro (PSDB/Congonhas) e dos tesoureiros Daniel Sucupira (PT/Teófilo Otoni) e Geraldo Godoy (PMDB/Periquito). Para a solenidade, diversas autoridades políticas são esperadas, como o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel; o vice-governador, Antônio Andrade; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Estadual Adalclever Lopes; o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil; e outros nomes de peso do cenário político.

Sergio Abranches ministra última conferência magna

No último dia do evento, 11, acontece às 10h30 a última palestra magna do 34º Congresso Mineiro de Municípios, com o sociólogo, cientista político e analista político, Sergio Abranches, que abordará o tema “Corrupção: quais são suas conseqüências’”. Outro destaque será às 10h, com o consultor da CNM, Eudes Sippel, que falará sobre as “Alternativas de incremento de receitas municipais”. No mesmo horário, o desembargador do TJMG, Renato Dresch, vai expor sobre “Medidas para uma qualificação técnica nas defesas das demandas de saúde”. Em seguida, às 11h, outra palestra destaque é sobre a “Atuação do Ministério Público nas ações judiciais de saúde”, com o promotor de Justiça Gilmar de Assis. Simultaneamente, ocorre a exposição do ex-presidente da AMM Mauro Zanin, sobre o “Planejamento como instrumento de desenvolvimento local e regional”. Às 14h, a discussão será sobre “Os consórcios públicos intermunicipais e as associações microrregionais: uma convivência possível”. No mesmo horário, às 14h, o advogado-geral do Estado, Onofre Alves Júnior, dará uma palestra sobre a “Lei Kandir”. Às 14h30, o destaque vai para o debate sobre “Órgãos de controle no combate à corrupção, transparência, acesso à informação e ouvidoria”. Já às 15h30, a palestra é sobre “Parceria Público Privada (PPP)”.

Seis palestras fecham seminários de Controle Interno e de Meio Ambiente

Nesta quinta-feira também será encerrado o I Seminário de Controle Interno. As palestras que fecham a programação do evento inédito serão sobre a “Ação de Controle Interno em Compras e Licitações”, às 10h, e “Responsabilidade do Controle Interno nas prestações de contas”, às 14h. Outros quatro debates vão encerrar o V Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Obras, Agricultura e Pecuária – Seminário de Meio Ambiente. Às 10h, o destaque será a palestra sobre o “Programa Ambientação: Aplicabilidade em prédios públicos”, além da “Implantação da coleta seletiva – como diminuir os custos da gestão de resíduos no município”, às 15h30.

34° Congresso Mineiro de Municípios

O 34º Congresso Mineiro de Municípios vai debater o que é necessário e imprescindível para inovar e mudar velhos conceitos e práticas na gestão municipal, a fim de garantir a eficácia do serviço público. Os maiores desafios dos gestores que serão debatidos no congresso estão ligados as perspectivas política e financeira em face da realidade pela qual passa o País e como encontrar oportunidades em meio a crise.