Dia Internacional Contra a Corrupção

Nesta sexta-feira, 9 de dezembro é celebrado o Dia Internacional de Combate à Corrupção, data escolhida pela Organização das Nações Unidas devido a assinatura da Convenção Contra a Corrupção, em 2003, que prevê que os 102 países membros desenvolvam e implementem iniciativas sobre o tema. No Brasil, diversos movimentos sociais têm saído as ruas para protestar contra casos de corrupção e pedindo punição aos culpados, principalmente para os políticos envolvidos na operação Lava Jato.

É tempo de transformação para os brasileiros e de cobrar mudanças no sistema político e exigir  posturas éticas e morais da classe. Um dos meios de saber se o governador ou prefeito de determinada localidade está gastando a verba pública de forma correta é o portal Transparência (transparencia.gov.br). Nessa plataforma é possível verificar quais os projetos estão sendo contemplados pelos repasses públicos, além de saber valores e o prazo da execução das ações.

Outro importante passo dado pela sociedade em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) é o projeto “Dez medidas contra a corrupção”, que visa aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. Na última semana, com as mudanças feitas pelos deputados federais no texto original, vários estados brasileiros tiveram protestos pedindo cassação de parlamentares e aprovação da PL original.  A população quer um novo Brasil com mais transparência e punição para quem cometer crimes, princialmente ligados a política.