CSul entrega Prêmio de Qualidade Urbana em festa animada

A cerimônia de entrega do Prêmio CSul de Qualidade Urbana, idealizado pela CSul Desenvolvimento Urbano, foi realizada com sucesso no espaço CSul Lagoa, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima. A solenidade contou com a presença de centenas de pessoas que além de acompanhar a premiação, aproveitaram a manhã ao som de atrações musicais especiais, com destaque para a Orquestra Ouro Preto, que animou os presentes com o repertório “música de cinema”.

Os projetos e práticas vencedores foram enquadrados em quatro dos 10 eixos temáticos pré-definidos pelo edital. Um dos eixos foi o “Materiais e Recursos” que contemplou dois vencedores, sendo eles Thiago Henrique Martins Pereira, com um projeto que visa a reutilização de resíduos provenientes do lixo para gerar energia elétrica e a RKM Empreendimentos Imobiliários, com o projeto do edifício Kadosh, que será erguido no bairro Vale do Sereno, eque recebeu a certificação Selo Casa Saudável, que é a primeira certificação no mundo a considerar a saúde e o bem-estar do usuário na construção civil.

Para a representante da RKM, Adriana Bordalo, o futuro das empresas está na sustentabilidade. “Acreditamos que as futuras gerações estão buscando projetos que valorizam a saúde das pessoas e práticas das empresas que prestigiem não só o crescimento econômico mas também o social com produtos que promovam a qualidade de vida. Reconhecimentos como o prêmio CSul nos dão a certeza de que estamos no caminho certo”, destaca. No eixo “Governança e Desenvolvimento Local” a premiada foi Giselle Christina Felix, que venceu com o projeto Vila Carpe Diem, uma vila com 23 casas especialmente projetadas para pessoas idosas que sofrem de demência e/ou Alzheimer, que visa proporcionar o máximo de autonomia para os idosos para que eles sejam mais ativos do que os residentes de asilos convencionais e consequentemente mais saudáveis.

Já as práticas escolhidas, ou seja, projetos que já estão sendo implementados ou cases de sucesso, entraram na categoria “Gestão de Resíduos”, com o trabalho da Vallourec Mineração, que produz pisos intertravados utilizando rejeito de barragem e no eixo “Ocupação e Desenho Urbano”, com a Brigada Mirim - Horta Viva Comunidade Ativa da Associação dos Condomínios Horizontais – Espaço Social Transformar que oferece a oportunidade aos membros da Comunidade do Bairro Jardim Canadá, especialmente, às crianças e aos adolescentes de classes menos favorecidas, de trabalharem em hortas comunitárias colhendo alimentos saudáveis, nutritivos e saborosos, com a promoção de um ambiente de convivência e compartilhamento de experiências.

AAssociação dos Condomínios Horizontais – Espaço Social Transformar, por se enquadrar na categoria Organizações da Sociedade Civil, conforme previsto no edital, além do Troféu Qualidade Urbana, recebeu um aporte financeiro calculado de acordo com o valor da iniciativa determinado no ato da inscrição. Para uma das integrantes da Associação, Jacqueline Aparecida Pinto, o prêmio Csul é um grande incentivador de ideias, que dá visibilidade a pequenos projetos e estimula novas práticas e novos pensamentos. “A premiação abre portas para que as OSC’s possam apresentar seus trabalhos, mobilizar comunidades e motivar a construção de projetos que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas”, assegura. Jacqueline ainda destaca que receber o prêmio foi gratificante. “O mais importante foi o reconhecimento do trabalho da nossa equipe, voluntários, pais e alunos que se empenharam para colocar em prática um projeto com poucos recursos, muito carinho e grande efetividade”, afirma.