Evento promove a astronomia na Serra do Rola Moça

O projeto Astrocultura está promovendo desde abril deste ano, diversos eventos de astronomia na Serra do Rola Moça, com o objetivo de passar informações sobre assuntos como a poluição luminosa e a astrofotografia, através da observação do céu. Neste sábado, 02 de julho, será realizado mais um encontro e os participantes terão a oportunidade de observar vários corpos celestes como a lua, estrelas, planetas e satélites por meio de telescópios profissionais e com orientação de estudiosos de astronomia. Antes de iniciar a observação ocorrerá uma palestra, às 17h30, no auditório da sede do parque, na qual será apresentado aos participantes conceitos básicos de astronomia. O encontro é destinado para os interessados no assunto e estudantes da área, e é aberto a pessoas de todas as idades, famílias com crianças, grupo de amigos e casais.

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça (PESRM) é uma das áreas de preservação ambiental mais importantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O seu relevo proporciona alguns mirantes voltados para as áreas densamente habitadas, de onde é possível observar a poluição luminosa produzida por grande parte da cidade. No entanto, a parte sul do relevo da Serra está voltada para uma região menos habitada, sendo possível a realização de observações astronômicas e astrofotografias.

Para participar do evento são recomendados o uso de agasalhos e calçados adequados para estrada de terra. Além disso, os organizadores avisam sobre o uso de lanternas de baixa potência para não atrapalhar a observação e o não uso do flash nas máquinas fotográficas. Se for agendar para um grupo com mais de 10 pessoas, entre em contato pelo e-mail astrocultura@gmail.com para confirmar se há vagas suficientes. Para fazer sua inscrição entre no link https://sites.google.com/site/astrocultura/serra. Aproveite para conhecer o vilarejo Casa Branca, localizado na região, que oferece aconchegantes pousadas e deliciosos restaurantes.

Local: Sede do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Endereço: Avenida Montreal, s/n, Bairro Jardim Canadá, Nova Lima, Minas Gerais, Brasil.