Sous chef do Quinto do Ouro elabora sugestão diferenciada de bacalhau para a Páscoa

Quer preparar uma receita inovadora para esta Páscoa, sem abrir mão do ingrediente tradicional que é o bacalhau? O sous chef do restaurante Quinto do Ouro, no Ouro Minas Palace Hotel, Bruno Santos, foi um dos escolhidos pela revista Encontro para elaborar um prato especial para a Semana Santa. Utilizando combinações diferenciadas que aliam o bom gosto e a sofisticação, a receita é uma ótima pedida para quem quer saborear um delicioso almoço no feriado.

Prepare a receita abaixo, tire uma foto e conte para a gente como ficou! O prato mais apetitoso será publicado em nosso site e redes sociais!

 Ingredientes:

- Uma posta de bacalhau (dessalgado) mais ou menos 240 grs

- 1 ramo de alecrim

- 1 ramo de tomilho

- 1 ramo de manjericão

- 2 folhas de louro

- 2 dentes de alho (amassados)

- 1 vidro de azeite

- pimenta do reino a gosto

Para a crosta:

- 1 alho-poró (cortado grosseiramente)

- 50 grs de farinha de rosca

- 30 grs de parmesão

- 30 grs de manteiga

Para a polenta:

- ½ litro de caldo de legumes

- 100 grs de milharina

- 1colher de manteiga

- 30 gramas de queijo tipo grana padano

- sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Coloque em uma panela o azeite, o alecrim, o tomilho, o louro, o manjericão e o alho. Aqueça o azeite em fogo baixo sem borbulhar em seguida coloque o bacalhau no azeite e deixe por aproximadamente 30 minutos e reserve.

Seque o alho-poró no forno em temperatura 160°C por aproximadamente 10 minutos, espere esfriar, e em seguida processe-o para que vire uma farinha, junte a manteiga, o queijo e a farinha de rosca, fazendo uma pasta.  Coloque essa pasta em cima do bacalhau e leve ao forno a 200°C por cinco minutos.

Para a polenta, coloque o caldo de legumes para ferver. Quando já estiver fervendo, acrescente a milharina aos poucos, mexendo sem parar para que não empelote, deixe cozinhando por três minutos. Desligue o fogo, acrescente o queijo, a manteiga, o sal e a pimenta (a gosto). Agora é só servir.