Professor: profissão de valor

O mês de outubro é dedicado ao professor, principal responsável pela formação de todas as outras profissões. Nesse mês é levantada a bandeira em prol da valorização deste profissional e do reconhecimento da importância do seu papel na sociedade. O momento, no entanto, é de fazer uma reflexão acerca das melhorias que ainda precisar ser realizadas na educação do Brasil como um todo, tais como ajustes na remuneração dos professores e nos plano de carreira, melhores condições de trabalho, de infraestrutura das escolas, além da capacitação profissional.

Para o presidente do Instituto ATIVA Brasil, Christiano Rocco, investir em educação não é uma tarefa simples. “Ações voltadas para melhorias no ensino requerem planejamento, tempo, paciência para colher os frutos e começar a enxergar resultados.  Discutir educação significa dimensionar inúmeras questões essenciais para o bom funcionamento do sistema educacional de um país’’, afirma.

No Brasil, há cerca de 2,3 milhões de professores, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), número que chama atenção para a necessidade de uma maior atenção por parte do poder público, principalmente quando se compara o salário pago aqui com os rendimentos de docentes de países da Europa, por exemplo, onde o valor chega a ser sete vezes maior. Apesar de o assunto ter ganhado espaço gradativamente nas discussões de governo, ainda é claro que a desvalorização dos professores reflete na qualidade de ensino no país.